quinta-feira, 9 de junho de 2011

PIB - Produto Interno Bruto

Na semana passada os jornais noticiaram que o nosso PIB (produto interno bruto) teve alta neste último trimestre do ano base, 2011. Comparado com o primeiro trimestre de 2010, estamos em alta. Produzimos melhor que a primeira metade do ano passado. Mas uma coisa que muitos brasileiros ainda não sabem é o que siginificam as siglas PIB: Produto Interno Bruto é a soma de todas as atividades produzidas de um país, quer sejam elas bens ou serviços. Pode-se mensurar anualmente ou trimestralmente.

Mas o mais importante é o que reflete em nossos bolsos, pobres mortais brasileiros. Sobretudo porque dependemos das estatísticas de anos anteriores. Contudo, estando o PIB abaixo do esperado, acontece a inflação. Inflação é muito dinheiro solto no mercado, ocioso por compra. Na inflação o consumidor tem dinheiro porque seu salário foi aumentado, entretanto, não há produção suficiente para suprir o avanço das compras. Os comerciantes não têm outra saída senão aumentar os preços. Neste caso percebemos que nosso salário não rendeu no mês, mas é somente o aumento dos produtos, minguando nosso rico dinheirinho, como dizia Tio Patinhas.

Pode acontecer também a deflação, muito produto na rua e ninguém para comprar. Queda nas vendas. Aí o país começa a pender para o lado negro da força, sua quebra e uma provável mundaça de moeda.

Devemos estar sempre atentos às informações passadas por rádio, jornais, blogs, Internet em geral, quando se trata de economia, pois é no nosso bolso que as notícias mexem.

Um comentário:

  1. Oiiiiiiii... Abner, eu gostei do texto sobre taxas e PIB, apesar de particularmente não gostar de politica... Mas não vá pensar que voto em qualquer um, sou muito exigente!
    rsrsrsrsrsr
    Um ótimo início de semana pra ti, muitos beijinhosssssssss bye bye

    ResponderExcluir