quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Qual é o limite de idade para se começar a ter respeito?

Queridos amigos, hoje fiz parte de uma cena que me fez refletir mais ainda: Estava eu entrando no metrô, lotado, só para constar nos altos, e pedi licença para umas três pessoas até chegar em um canto" aconchegante", porque nos coletivos nunca estamos bem, sempre estamos apertados e sentindo o fungar de um ou de outro, quando de repente ouço um senhor de + - uns 80 anos resmungar como um bode velho. Uma dama estava com a bolsa do lado esquerdo dela e ele se sentiu encomodado dizendo que ela afastasse, até aí tudo bem. O que intrigou-me foi fato dele não parar de ofender a pequena senhorita, dizendo: "Sua bolsa está me incomodando. Será que é o garfo e a faca?" Ela, não entendendo nada, pediu perdão. Mas o verme continuou balbuciando asneiras: "Sua mal amada! Só podia ser doméstica mesmo". As palavras daquele velho foram subindo meu sangue. Ele consegui irritar-me profundamente, explodi. Olhei fixamente para ele e soltei minhas palavras também: "Vamos parar, né? Chega! Ninguém está aqui para ouvir você resmungar. Respeito é bom, ela e todos aqui gostam". Aquele merda não sabia onde enfiar a cara. Fiquei olhando para ele e pensando se os idosos são os donos do mundo. Se eles podem falar o que querem só porque são anciões. Acho que não. Mas meu repeito para eles só depende do respeito deles comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário