segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Suco de abacaxi

Minha infância foi a melhor parte da minha vida. Tive amigos, brinquei, roubei goiaba do pé, beijei as meninas da minha rua, minhas primas, briguei na rua, pulei muros, joguei video game (apesar de nunca ter tido um Atari), assisti aos filmes da "Sessão da Tarde", apanhei muito da dona Jussara, vixi, muito mesmo...eu era muito arteiro, aprontava demais. Tive coragem de matar os pintinhos e um galo da tia Julieta, que Deus a tenha, é, essa parte não é legal...Mas alegro-me em reviver toda essa parte gostosa da minha vida. Foi tudo muito mágico, muito real, muito divertido.
Apesar de lembrar de todos esses momentos com ternura, carinho e saudade, uma única coisa me leva para aqueles dias e momentos, tomar suco de abacaxi. Eu consigo tomar gole por gole e sentir as várias fases de minha meninice.
Comi chocolate, tomei outros sucos, comia a massa que a minha mãe fazia quando eu chegava da escola, mas nada consegue suportar o gosto do abacaxi, do suco de abacaxi no almoço de domingo. E com o suco vem os dias lindos, com céu azul, sol forte e brincadeiras. Lembro que sempre éramos servidos por uma mesma jarra grandona que minha mãe tinha em casa, uma jarra marrom, meio avermelhada, grande mesmo, larga, de plástico, penso que era a tendência da época, alguns podem lembrar.
E nos meus almoços de hoje, na rua, pelos restaurantes da vida (isso quando não levo marmita), peço sempre um suco bem geladinho de abacaxi. Não porque é gostoso, é para chegar mais perto da minha infância, dos meus segredos remotos, dos primórdios da minha vida. 
Contudo, somente os poetas conseguem tirar leite de pedras, trazer do fundo da alma, sua experiência nesta vida, palavras, poesias, ideias que tocam os sentimentos alheios. Eu fico com os poetas, porque sempre trago comigo momentos como os deste texto.
E não abuso muito do suco de abacaxi, pois tenho que viver o hoje também, ter lembranças do hoje daqui há vinte, trinta anos. Mas que é gostoso sentir tudo isso, é. 
Por favor, um suco de abacaxi na mesa 28!

Nenhum comentário:

Postar um comentário