terça-feira, 5 de abril de 2011

Marketing



Hoje vemos tudo se mover ao nosso redor. Propagandas parecem nos chamar para o consumo desenfreado que nos circunda diariamente. Não é a propaganda em si, mas sim o modo como ela é colocada em nossa mente. A propaganda tem a ajuda do Marketing, um aliado fortíssimo para a venda final. Consumir é bom, desde que seja feito com cautela, respeito mútuo e respeito à natureza.

Existem duas vertentes que convergem para o mesmo resultado: Maketing Institucional e Marketing Mercadológico:

O Marketing Mercadológico é aquele que vende, que mostra os números em reais para você comprar. Esse tipo de Marketing é o mais fácil de trabalhar e gerar na cabeça do consumidor, stakholders, todos os envolvidos no processo de demanda, que aquele produto vai servir de alguma forma para a sua vida. Colocamos valor no produto para que você sinta-se tentado a comprar. A Propaganda ajuda a mostrar, mas o Marketing é o processo pelo qual a estratégia de venda está inserida, pois envolveu todos os setores da empresa a participar da campanha, desde a logística até o RH, passando por Finanças e Estoque, é tudo interligado.

Já o Marketing Institucional é muito difícil de aplicar e ver o retorno acontecer quase que imediatamente. É preciso muito estudo de mercado, "marketear", para alcançar um objetivo forte. Digo isso porque é a imagem da empresa que está sendo vendida. É a figura da corporação. O Marketing Institucional serve para gerar na cabeça da população para o que a empresa nasceu, sua Missão. Através dele, Institucional, é mostrado a cara da empresa. Vendemos com a campanha de Marketing Institucional? Sim. Mas vamos além, vendemos a imagem do que a empresa é. Não anunciamos um produto. Mostramos a empresa. Um exemplo básico para todos entenderem é falar sobre Sustentabilidade. Algumas empresas adoram falar sobre esse tema, porém não o praticam.

O Marketing é tudo o que vemos por aí. Existem os bons "marketeros" e os que sabem lidar com o mercado, que está cada vez mais hermético para as ideias nossas.

Que os cofres empresarias encham-se cada vez mais com o Marketing. Estamos aqui para satisfazer a sua necessidade, caro leitor.

2 comentários:

  1. Oi Abner, passando pra desejar um ótimo início de semana pra ti!!!!!! E o coração? Espero que esteja bem!!!!!!! Beijaum!!!! bye

    ResponderExcluir
  2. Ééé, no fim, institucional, ou mercadológico, tudo tem a mesma função: o LUCRO!!! Mas esse bom-mocismo aparente tende a diminuir. Especialistas dizem que a sustentabilidade, aliada à crescente transparência, vão forçar, cada vez mais, as empresas a se desdobrarem em açoes socialmente e ecologicamente corretas. No fundo, vai sempre haver coisas por debaixo dos panos, mas acho que a coisa vai apertar pro lado das corporaçoes. Olha, não coloco seu blog nos favoritos pq nao sei fazer isso. Mas ele ta la na lista de atualizaçoes. Abrs, Wagner.

    ResponderExcluir