
Nunca tive contato quase que diário com argentinos, uruguaios, paraguaios e os mais menosprezados, os bolivianos, os chamados "latinos". Neste mundo corrompido por ódio, amargura, inveja e todo tipo de câncer malígno que mata o ser humano, pelo complicado motivo de querer ser mais que os seus semelhantes, as pessoas acabam não vendo o que de melhor a oferecer o outro tem. E esse discurso de que "não faço com o próximo o que não quero para mim", deveria ser mais praticado em seus mais enraizados sentidos, pois somos todos irmãos. Falar é fácil, agir é um pouquinho diferente de suas lindas palavras! Exige percepção, olha ela aí de novo!
Hoje posso dizer que os bolivianos são o povo mais amoroso que já conheci. São pessoas sofridas que vieram ao Brasil tentar uma vida diferente da que levavam em sua nação-mãe. São pessoas que sofrem lá e sofrem aqui também, porque são entendidos como escravos. E como não têm escolha, submetem-se às mais humilhantes atividades que existem, graças à mente "brasileira" de alguns coreanos e árabes que tentam dominar o mundo.

Para quem não sabe, a palavra latino vem de latim, exatamente. Latino é a derivação dos povos que habitavam a Roma Antiga, onde se falava o latim. Com o passar dos séculos, formou-se a segunda geração de latinos, tais como: franceses, italianos, portugueses, espanhóis, entre outros. Mais anos à frente, nascemos NÓS, a população da América do Sul, os Sul-Americanos. Ou seja, somos todos LA-TI-NOS. Sobretudo porque nos caracterizamos por nossa língua e nossos ancestrais, que são os romanos da Europa Central. Precisamos ter em mente que somos diferentes um dos outros, isso é fato, temos hábitos diferentes em relação a este ou àquele, portanto, o respeito à cultura alheia é a melhor forma de convivência que existe. Desrespeitar uma cultura é sobrepor a ela. E nehuma cultura é melhor que a outra, são DI-FE-REN-TES, e isso é muito válido.
O problema não é chamar alguém de latino ou boliviano. O problema é usar a palavra latino com inferioridade a um irmão que mora aqui do lado.
Pense bem antes de rebaixar alguém com palavras e atos. Sobretudo se não tens um conhecimento profundo sobre o que pode falar. Mesmo que tenha um conhecimento, somos derivados um do outro, somos irmãos, compartilhamos este globo azul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário