quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Esses Latinos?!!

Venho tendo contato com pessoas diferentes há algum tempo. Posso dizer que já tive preconceito com este ou aquele ser, somente por ser diferente de mim. Sobretudo porque eu era ignorante, tinha ausência de um conhecimento para encarar e aceitar o contrário de mim, seja esse contrário o que for. Ainda tenho algumas barreiras a serem quebradas, todos temos!... e o que mais importa é ter a percepção de que você não está sozinho no mundo, logo, perceber, é ter a noção do que é certo ou errado.
Nunca tive contato quase que diário com argentinos, uruguaios, paraguaios e os mais menosprezados, os bolivianos, os chamados "latinos". Neste mundo corrompido por ódio, amargura, inveja e todo tipo de câncer malígno que mata o ser humano, pelo complicado motivo de querer ser mais que os seus semelhantes, as pessoas acabam não vendo o que de melhor a oferecer o outro tem. E esse discurso de que "não faço com o próximo o que não quero para mim", deveria ser mais praticado em seus mais enraizados sentidos, pois somos todos irmãos. Falar é fácil, agir é um pouquinho diferente de suas lindas palavras! Exige percepção, olha ela aí de novo!
Hoje posso dizer que os bolivianos são o povo mais amoroso que já conheci. São pessoas sofridas que vieram ao Brasil tentar uma vida diferente da que levavam em sua nação-mãe. São pessoas que sofrem lá e sofrem aqui também, porque são entendidos como escravos. E como não têm escolha, submetem-se às mais humilhantes atividades que existem, graças à mente "brasileira" de alguns coreanos e árabes que tentam dominar o mundo.
Essa cultura de menosprezar os "latinos" é a mais incompetente falta de percepção que já vi. Como eu já disse, já olhei para os bolivianos com desprezo e arrogância. Hoje os vejo como irmãos capazes de gerar a economia de meu país também. Minha parte estou fazendo, mas eles também precisam de dinheiro, não é verdade?
Para quem não sabe, a palavra latino vem de latim, exatamente. Latino é a derivação dos povos que habitavam a  Roma Antiga, onde se falava o latim. Com o passar dos séculos, formou-se a segunda geração de latinos, tais como: franceses, italianos, portugueses, espanhóis, entre outros. Mais anos à frente, nascemos NÓS, a população da América do Sul, os Sul-Americanos. Ou seja, somos todos LA-TI-NOS. Sobretudo porque  nos caracterizamos por nossa língua e nossos ancestrais, que são os romanos da Europa Central. Precisamos ter em mente que somos diferentes um dos outros, isso é fato, temos hábitos diferentes em relação a este ou àquele, portanto, o respeito à cultura alheia é a melhor forma de convivência que existe. Desrespeitar uma cultura é sobrepor a ela. E nehuma cultura é melhor que a outra, são DI-FE-REN-TES, e isso é muito válido.
O problema não é chamar alguém de latino ou boliviano. O problema é usar a palavra latino com inferioridade a um irmão que mora aqui do lado.
Pense bem antes de rebaixar alguém com palavras e atos. Sobretudo se não tens um conhecimento profundo sobre o que pode falar. Mesmo que tenha um conhecimento, somos derivados um do outro, somos irmãos, compartilhamos este globo azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário